O prazer de colher e saborear uma fruta colhida no pé não precisa ser apenas de pessoas que moram em fazendas ou casas com terrenos maiores. É possível ter árvores frutíferas em quintais menores e até mesmo varandas.

Pés de Pitanga, Acerola, Goiaba, Araçá, todos os Citros, Romã, Jabuticaba, Cajueiro, Maracujá e videiras (com treliça de apoio) estão entre as opções que podem ser cultivadas em vasos.

Além de estarem em alta no paisagismo, quem não ama uma fruta diretamente do pé. É também encantador ver os frutos surgindo.

ESCOLHENDO SUA FRUTÍFERA

Tudo começa com a escolha adequada da espécie. Primeiro é importante avaliar quais espécies são adequadas para o ambiente.

Depois é de grande importância a aquisição de uma muda sadia , produzida por propagação vegetativa, como alporques, enxertia, estaquia e etc. Isto garante que a produção de frutos seja mais rápida, pois algumas espécies demoram mais que 20 anos para produzir frutos se tiverem sido produzidas por sementes.

COMO PLANTAR

Para todas elas, recomendamos escolher vasos que tenha no mínimo 3 vezes o tamanho do torrão.  Lembramos que o tamanho do vaso limita o crescimento. Quanto maior o vaso, mais espaço para se desenvolver e crescer.

1. Forre o fundo do vaso com manta bidim para evitar que resíduos saiam do vaso.
Não utilize panos de algodão ou qualquer material de origem orgânica. Ele irá se decompor, deixando de evitar que o substrato saia.

2. Coloque uma camada de drenagem para garantir que o solo fique bem drenado. Pode utilizar argila expandida, brita ou até mesmo cacos de vasos.


3. Após preparar a camada de drenagem, cubra novamente com a manta bidim ou o material que tiver utilizado.

4. Insira um bom substrato para receber sua frutífera.

5. Plante sua frutífera tomando cuidado para não afundar a planta mais do que o necessário. Aperte o substrato com a ponta dos dedos.

6. Regue sua planta.

DICAS PARA SUA FRUTÍFERA

É importante alimentar bem sua frutífera para mantê-la saudável e produzindo frutos.

  1. Adube a cada 15 dias com Forth Fruta dissolvendo 10 gramas para cada 1 litro de água.Regue de acordo com o tamanho do vaso.
  1. Indicamos uma vez por mês adubar com foliar  Forth Fosway
  1. A cada 3 meses fazer uma adubação com 500 gr de Húmus de minhoca mais 50 gr de calcário.
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this