No Brasil muitos a chamam de azaleia. Deriva de azálea, termo oriundo do latim azalea criado por Lineu em 1735, que, por sua vez, se origina do gregro azalea (forma feminina de azaléos, azaléon que significa, “seco”, “árido”).

Este tipo de azaléa (japônico, asiática ou anã), proveniente da ásia, floresce duas vezes ao ano, no outono e na primavera.

Planta de sol, mas pode ser preciso adapta-la ao sol, dependendo de como foi cultivada.

A azaléa, ou azaleia, pode ser encontrada nas cores branca, vermelha, rosa ou a mistura destas cores.

SIMBOLOGIA
É uma planta associada a perseverança e alegria. A perseverança pois apesar da sua delicadeza, é um arbusto resistente. A alegria porque mesmo uma pequena Azaléa ilumina e dá alegria ao jardim ou espaço.

LENDA
Uma bela lenda chinesa relaciona esta planta ao amor. Uma antiga lenda conta que um imperador chinês, era capaz de vencer inúmeras batalhas, mas não encontrava um grande amor. Todas as noites o imperador sonhava com uma mulher belíssima, mas não a conhecia nem conseguia encontra-la.

Após vencer uma árdua batalha, um mercador lhe ofereceu uma linda planta, a Azaléa. Após plantar a Azaléa nos jardins do seu palácio, o imperador encontrou a mulher que lhe dos seus sonhos e casou-se com ela. De acordo com a lenda, o casal tomava diariamente um chá feito com as flores Azaléa para manter o seu amor sempre acesso.

(ATENÇÃO! Não há nenhuma comprovação de que o chá possa realmente fazer isto, nem que seja benéfico para a saúde. É apenas uma lenda! Não indicamos a utilização como chá.)

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this